segunda-feira, dezembro 31, 2012

Final do ano.

Não é preciso pensar muito para perceber que 2012 foi mesmo um ano muito generoso para mim, aconteceram muitas coisas boas, ouvi muita musica, conheci pessoas fixes e o mais importante foi ter construído amizades muito sólidas. Se juntar todos os momentos bons (até mesmo os mais simples) facilmente percebo que não existiram assim tantos momentos menos bons.
Um grande amigo uma vez disse que escrever para um blog é bom pois obriga a fazer uma espécie de auto-analise, e é bom fazer esse tipo de retrospectiva, mesmo que seja mal feita, por isso resolvi re-ver como foi este ano para mim.

No ano passado uma das minhas resoluções para 2012 era dar uma chance ao James Blake, contei isto ao Ben esta semana e ele respondeu "Eu acho que o James Blake é que te deu uma chance", lembro-me que não compreendia a musica do Blake até o Ben me mostrar a Unluck e a I Never Learnt To Share no carro depois de um dos dois ensaios que tivemos para o concerto no Fesitval Termómetro, desde então que não parei de ouvir o homónimo e tive que encontrar todos os singles e EPs possíveis. James Blake foi o álbum que mais ouvi este ano (aliás, é o estou a ouvir enquanto estou a escrever isto). No inicio do ano também escrevi sobre Be Strong dos The 2 Bears, este é um dos poucos álbuns que tenho no meu leitor de mp3 neste final de ano, e foi um álbum que escutei durante todo o ano. Infelizmente não os pude ver no Mexefest, nem vi os Alt-J que editaram o melhor álbum deste ano.
Por falar em Termómetro, tive o enorme privilégio de ser o segundo classificado na 17ª edição do concurso e felizmente os amigos CRISIS foram os grandes vencedores.
Em Fevereiro os Lacraus invadiram o hall do cinema S. Jorge e eu pude fazer parte dessa invasão.
Ainda não foi este ano que o hardcore deixou de me surpreender, os Code Orange Kids são para mim a banda revelação de 2012, miúdos cheios de pica a mandar um estalo que muitas bandas com 10 anos não são capazes de fazer. Continuando nesta linha, este ano também nos trouxe o novo dos Converge mas para mim o melhor disco de hardcore do ano é o One Wing dos The Chariot.
Em Março toquei pela ultima vez com os Cast A Fire, e tive o privilegio de o fazer em duas datas de suporte aos Hills Have Eyes. Confesso que tenho saudades de tocar numa banda com musica mais intensa, mas hoje quando olhamos para trás percebemos que foi melhor assim para todos, e felizmente ainda somos todos amigos e isso é o mais importante.
Também foi bom ter conhecido o Mike Bek, acho que a culpa de eu estar tão viciado em post-dubstep é deste DJ que fez uma remistura para o meu Falso Resplandecer. Foi ele quem me aconselhou a ouvir o Crooks & Lovers dos Mount Kimbie, que é um dos meus discos favoritos e está sempre no meu leitor de mp3.
2012 também foi o ano em que fui a uma festa do Lux pela primeira vez, destaco em especial as Black Balloon Parties onde vi grandes concertos de Ed Harcourt, Class Actress, The Whip, Light Asylum entre outros. Sei que isso contribuiu bastante para que hoje eu esteja imerso na musica electrónica, hoje ouço musica de dança como nunca ouvi em toda a minha vida.
O meu amigo Simão emprestou-me um skate então ouvi imenso os dois álbuns dos Touché Amoré, o C dos Cangarra, e discos de Equations, Lidya's Sleep, League e Pega Monstro. Acho que em breve vou fazer uma mixtape para andar de skate.
A canção My Boo dos Friends marcou a minha Primavera e também o Verão, que foram intensos. No dia 25 de Junho editei o meu primeiro EP pela FlorCaveira e felizmente foi muito bem recebido, chegou à rádio, as pessoas compraram e fizeram downloads e tive a oportunidade de tocar em Paredes de Coura (foi o concerto mais louco da minha vida). O Ben costuma dizer que fizemos um EP pequeno e felizmente correu melhor do que alguns álbuns, só isto faz-me sentir o puto mais sortudo do mundo. Foi fixe participar n' A Musica Portuguesa A Gostar Dela Própria, tocar no palco da Super FM, ter uma canção a tocar na TSF e na Radar, estar no top da Antena 3 ou estar na primeira página do Mysace Potugal. No final do Verão os amigos Salto editaram o melhor álbum português do ano. 
Vi os grandes REFUSED e os RADIOHEAD ao vivo e foram concertos que jamais esquecerei. 
Infelizmente algumas das minhas bandas favoritas acabaram, em Janeiro os Iconoclasts e mais tarde os Like Swallows e a minha banda favorita de sempre, os Underoath. O Bons Rapazes da Antena 3 (o meu programa de rádio favorito) também chegou ao seu fim este ano. Mas felizmente os Bloc Party voltaram e cheios de força, o quarto disco é fantástico!
A Vera Marmelo fez o seu primeiro telédisco (o Throwback dos Orelha Negra) em conjunto com o Ben, e eu faço parte dele. Eu também fiz o meu primeiro, tive o enorme privilégio de fazer um video para o Amamos Duvall do Tiago O. Cavaco (Artista Anteriormente Conhecido Como Guillul), fico extremamente feliz por continuar perto do mestre.
Dancei em cima do palco no concerto da Santigold, vi e conheci os Sea + Air, o extraordinário Gabriel Ferrandini e finalmente vi também o Norberto Lobo ao vivo.
Recentemente a cena fixe foi estar com pessoal de Adorno e conhecer mais gente fixe da Coronado.
E isto é tudo o que me lembro deste ano, é muito provável que me esteja a esquecer de alguma coisa, mas isto é o suficiente para eu perceber que 2012 foi um ano enorme.

Espero que 2013 seja um ano ainda maior.
Um bom ano novo para todos.

domingo, dezembro 30, 2012

Como foi o fim-de-semana?

Na sexta-feira depois da visita ao Curto Circuito, passei pela Mobler Store no Principe Real para ver a inauguração das exposições PMA com fotografias de Bráulio Amado, Pedro Geraldes e Ricardo Filho de Josefina, e Houdini com as ilustrações de Bráulio Amado.


A melhor festa de 2012 aconteceu ontem, no 1º Andar do Ateneu de Lisboa. O lançamento da primeira mixtape da Coronado foi a cena mais divertida deste ano. Muitas bandas fixes, casa cheia e eles são sem duvida parte do pessoal mais simpático e boa onda da musica portuguesa. Foi brutal ver Adorno, Suchi Rukara, Jiboia, Lydia's Sleep, Equations, Saur, Cangarra e todas as outras bandas / DJs.
Espero que em 2013 façam muito mais festas como esta.

sábado, dezembro 29, 2012

A visita ao CC...

...está aqui para toda a gente ver.

sexta-feira, dezembro 28, 2012

Logo à tarde

vou estar no Curto Circuito da SIC Radical, a partir das 16:15. 

terça-feira, dezembro 25, 2012

Espero que esteja a aproveitar o Natal

Esta é sem duvida a melhor canção desta época.


S.V.U.V.
Divirtam-se!!!

domingo, dezembro 23, 2012

sábado, dezembro 22, 2012

Uma semana fixe.

Graças a Deus ao longo desta semana, tenho estado com amigos muito fixes e tenho conhecido pessoas extremamente simpáticas, e é fácil perceber isso pelo meu instagram, apesar de às vezes me esquecer de fotografar esses momentos.
Ontem vi pela primeira vez o Gabriel Ferrandini a tocar, com o grande Rodrigo Amado no 49 da ZDB, e foi mesmo muito impressionante. Se ainda não viram um concerto destes, façam isso acontecer.
Esta noite há Barreiro Rocks, começa às 15h e segue sem parar até à noite, e haverá muita musica fixe e muita malta boa onda.
Geralmente quem não vai ao festival fica arrependido quando vê as fotografias que a Vera Marmelo tira, por isso se ainda não foram não cometam o mesmo erro este ano.

Vejam o blogue da Vera. (=

2012 O ano em que fiquei com retratos para a vida.

Durante este ano tive o privilegio de ser fotografado muitas vezes pela minha amiga Vera.
Este foi tirado na sexta-feira passada na festa de natal da FlorCaveira.


Este ano também tenho de dar os parabéns à Inês Vieira que está a fotografar cada vez melhor.

sexta-feira, dezembro 21, 2012

A mixtape da Coronado...

...é a melhor cena!
O pessoal a fazerem covers uns dos outros. Isto sim é acabar o ano em grande!
O download é gratuito no bandcamp.


quinta-feira, dezembro 20, 2012

O novo projecto do Ben...

...chama-se What Wold You Do?.
Ele tem vindo a filmar estas entrevistas desde 2010. Ele faz apenas cinco perguntas muito simples, mas são perguntas que nos fazem pensar. É uma ideia inspiradora.
Se o quiserem conhecer melhor, passem pelo OntheSide Project.

quarta-feira, dezembro 19, 2012

Estou de volta ao instagram


terça-feira, dezembro 18, 2012

Natal HxC

No domingo (23 de Dezembro) vai haver um concerto que não acontece muitas vezes e eu vou lá estar.
É o XMAS FEST #1 da City Lights fanzine onde tocam os The Fall Apart (são uns putos bacanos que tocam musica melódica e rápida), os The Skrotes e os grandes No Good Reason. É um concerto de beneficência a favor das Aldeias de Crianças SOS, entrada custa 3€ mais um brinquedo. O Bilhete é barato, há musica boa e estamos a fazer crianças felizes.

segunda-feira, dezembro 17, 2012

Resoluções cumpridas

Estive a olhar para os posts do final do ano passado, aqueles em que escrevo o que queria fazer este ano.
No ano passado queria dar uma chance ao James Blake, aprender a fazer musica electrónica, não escrever neste blogue posts pessoais cheios de ressentimento, e quando comprasse/recebesse discos iria tirar o plástico. 2012 é o ano em que fico viciado no James Blake, começo a fazer experiências electrónicas (e ainda há mais por editar), este blogue passou a ser um sitio onde só falo maioritariamente de musica que ouço, e os discos que me lembro de adquirir ouvir este ano são Salto e Amamos Duvall.
A ultima resolução era ouvir o Norberto Lobo a tocar ao vivo e isso também aconteceu, foi uma das melhores cenas deste ano. Acho que é mesmo o gajo mais talentoso de Portugal. Se ainda não o viram ao tocar ao vivo acho que é uma boa resolução para 2013.

fotografia de Vera Marmelo.

terça-feira, dezembro 11, 2012

O Panque Roque está vivo!

Sexta-feira dia 14 de Dezembro o Artista Anteriormente Conhecido Como GUILLUL apresenta o seu ultimo disco Amamos Duvall no Soport Futebol Palmence (antes da Católica), com Samuel Úria & As Velhas Glórias e Os Velhos.
O Concerto começa cedo às 21:30h, e a entrada é 5€ com direito a discos.
Não podem perder este concerto.

Não podem perder este concerto!

sábado, dezembro 08, 2012

Bora lá começar a olhar para trás.

(Este post é um bocado parvo, mas ninguém quer saber...)
Vá! Para começar a falar de 2012 sei que não me posso esquecer de uma das melhores cenas que o pessoal da VICE (neste caso da Noisey) fez este ano, meter os putos a ouvir musica e fazerem perguntas. Foi sem duvida uma serie de vídeos mesmo muito divertida. O meu favorito é o video em que eles estão a ouvir a Azealia Banks, porque eu estou a adorar a mixtape da miúda de Harlem.



Eu só sei que vou querer ouvir a 212 na passagem de ano...

sexta-feira, dezembro 07, 2012

O que é nacional não é bom, é excepcional.

Rui Cunha é apresenta-se como TEXTURE um "tipo com groove" e quando ouvimos a musica dele confirmamos que o rapaz de Braga tem mesmo bastante groove. É um dos poucos DJs e produtores portugueses que conheço a fazer muito bem UK Garage e Post-Dubstep, batidas que são desafiadoras numa pista de dança, mas quando aplicadas com a forma e na altura certas torna-se numa experiência muito mais divertida  e interessante que a house, o minimal ou até mesmo o techno. Ao ouvir TEXTURE percebemos logo que não se destaca dos demais por se tratar de alguém que tem a sorte de ser um dos poucos que faz este tipo de musica em terras lusas, mas escolhe os timbres certos e dá-nos graves na medida certa. Vou ficar atento para ver o que o rapaz do norte nos dará.

Um dos meus vícios mais recentes.

Guy Lawrence e Howard Lawrence são dois irmãos ingleses que formam o duo Disclosure. A primeira vez que ouvi a Carnival foi num set do Apoca-Lips, quis logo saber que faixa era aquela e arranjei logo maneira de ter a musica deles no meu leitor de mp3. Este ano tocaram com bandas como Hot Chip ou SBTRKT, e eu quero imenso vê-los ao vivo, acho que um festival perfeito teria Disclosure, SBTRKT (com o Sampha claro), Harmonimix (DJ Set), James Blake, Mount Kimbie, The XX e a cereja no topo do bolo talvez seria Burka Som Sistema e The 2 Bears. Na musica deles podemos ouvir ruídos que criam ambientes muito interessantes, sintetizadores que nos fazem sentir coisas, samples que dão um ritmo incrível  batidas muito experimentadas e sub-graves que nos fazem tremer. Latch é o single que conta com a participação de Sam Smith, que por momentos parece um preto a cantar. Esta canção é diferente de todas as outras que já editaram, mas não é por isso que deixa de ser extremamente contagiante, e na minha os manos Lawrence têm faixas ainda mais dançáveis que esta. Disclosure é sempre fresco, uma electrónica muito luminosa, e nunca é aborrecido. Recomendo a audição da discografia do duo de Surrey.

quinta-feira, dezembro 06, 2012

French Fries

É um produtor mais novo do que eu e faz parte da francesa Kitsuné. As remisturas do rapaz são bestiais, e eu não sou capaz de ficar indiferente quando ouço a musica dele na pista do Lux.
Esta é  uma faixa que consigo ouvir vezes sem conta e tem estado no meu leitor de mp3.

quarta-feira, dezembro 05, 2012

"No Posts November"

Acho que estou preso numa "curva electrónica", por isso resolvi não utilizar o meu blogue durante Novembro, mas Dezembro chegou e como não me libertei dessa mesma fase, eu resolvi assumir que gosto mesmo bastante de post-dubstep, bass music e afins. Provavelmente no final do mês não estarei a fazer tops dos melhores discos ou dos melhores vídeos  apesar de achar que já tenho uma opinião bem formada sobre os melhores discos editados este ano.
No entanto Dezembro é aquele mês em que geralmente colocamos tudo em retrospectiva, e 2012 foi muito até que foi muito generoso comigo...
Para começar este mês partilho uma das faixas que mais escutei durante o mês de Novembro, é do duo ateniense We Sink que editam pela Symbols Recordings, criam uma espécie de UK Garage com alguns elementos de 8bit. Eu não consegui resistir aos sintetizadores e ao sampling perfeitos.